Muitos empresários se interessam por serviços de Armazenamento em Nuvem, conhecidos como Cloud Computing, sem saber que eles oferecem muito mais do que um lugar para guardar de arquivos na internet. Os usuários de CC podem fazer upload, download, transferir documentos, planilhas, vídeos, e-mails, fotos e, ainda, gerenciar equipes. Isto é, a Cloud Computing é uma ferramenta de gestão que pode tornar as empresas mais produtivas.

Como o armazenamento local é uma das primeiras questões associadas à Cloud Computing, é possível começar falando sobre este sistema que oferece mais desvantagens do que vantagens ao usuário. O armazenamento de dados em HDs externos, dispositivos USB, servidores físicos ou outros sistemas locais de backup é frágil. A fragilidade se dá porque estes modelos de backup estão sujeitos a problemas de hardware e problemas elétricos podem atingi-los quando conectados à rede. Estão sujeitos também a qualquer outro tipo de acidente como queda ou, até mesmo, extravio.

Proteção de seus dados

Ao utilizar Cloud Computing, o empresário pode definir os pontos de acesso e limites para a criptografia de dados, além de ter a opção de proteger dados sigilosos de clientes, por exemplo. O fluxo de trabalho de um projeto também pode ser gerenciado, com proteção do sigilo e privacidade das informações nele contidas. Usuários podem editar arquivos, acessar imagens, fazer upload de documentos, entre outras tarefas, desde que o gestor o autorize.

A Computação em Nuvem facilita o compartilhamento de arquivos entre membros de equipes, de modo que todos tenham acesso, mesmo que o criador ou desenvolvedor do arquivo não esteja presente ou precise se ausentar da empresa. O arquivo não fica “preso” numa máquina ou num pendrive de posse de um único sujeito. Pelo contrário, os arquivos podem ser acessados remotamente.

A Klop Informática indica aos gestores de TI que adotem diferentes serviços de Cloud Computing, adequados aos diferentes tipos de demandas. “O objetivo da Klop é entregar às empresas, de diferentes portes, soluções que otimizem a gestão das equipes e do que elas produzem”, diz Nubia Regailo Lopes, gerente comercial da Klop Informática. “A Nuvem é uma inovação necessária para quem quer modernizar os processos de armazenamento e gestão de dados com segurança e acessibilidade”, explica Márcio Lopes, gerente de operações da Klop Informática.

Cloud computing permite redução de custos em equipamentos de alto desempenho, em infraestrutura e grandes equipes de TI. Trabalhando em nuvem, a empresa otimiza espaço físico que seria ocupado por equipamentos e servidores. Assim, ao mesmo tempo que a empresa cria uma nova dinâmica de trabalho (mais eficiente), economiza em infraestrutura e tecnologia.

CSP

A Microsoft, além do investimento enorme em Cloud, acaba de lançar o programa Cloud Solution Provider (CSP), um programa de Licenciamento que permite pagar suas soluções de nuvem com boleto mensal, em moeda brasileira. Essas Soluções de Nuvem Microsoft incluem a aquisição facilitada do Office 365, Microsoft Azure, Windows, Microsoft Dynamics e EMS.

Benefícios

  • Facilidade e Economia com pagamento mensal e “pós-pago’;
  • Flexibilidade de alteração da quantidade de licenças em uso, para mais ou para menos;
  • Contrato único para todas as soluções Cloud Microsoft;
  • Combos de ofertas com serviços;

Flexibilidade e colaboração

O uso tradicional do email somente no webmail ou aplicativos no computador limitam o acesso às mensagens por conta da obrigatoriedade de presença numa estrutura física. Com o e-mail em nuvem é possível acessar o e-mail corporativo, podendo enviar e receber mensagens a partir de dispositivos móveis. Além disso, a ferramenta conta com a segurança dos servidores na nuvem, como criptografia de dados, garantindo maior sigilo à troca de mensagens.

A nuvem pode dar mais agilidade aos processos. O empresário pode colocar toda a sua equipe para trabalhar virtualmente ao mesmo tempo. Ferramentas como Google Apps e Office 365 dão acesso às ferramentas de escritório e concentram os arquivos na nuvem, facilitando o acesso e a edição dos documentos pelos integrantes da equipe de trabalho. Como armazenamento é virtual, o espaço no computador fica livre.

Mobilidade

Trabalhar na nuvem ficou ainda mais fácil porque você tem acesso aos mesmos recursos de um desktop em um smartphone, tablet, iPad ou notebook. Ou seja, você dá flexibilidade para que a sua equipe trabalhe de onde quer que ela esteja, sem a necessidade de mantê-la dentro do escritório, por exemplo. Com uma conexão de internet e um browser, a empresa pode obter aplicativos poderosos e permitir que clientes e funcionários acessem informações importantes de qualquer lugar e a qualquer.

Segurança

Diante dos recentes ataques de ransomwares em escala global, a segurança da informação deve ser prioridade para qualquer negócio. A computação na nuvem oferece mecanismos de defesa para os seus arquivos, como criptografia de dados, selos de segurança e, ainda, backup na nuvem, além de manter os dados seguros e facilmente recuperáveis.

Sua empresa na Nuvem com a Klop

Torne sua empresa mais competitiva e adote o trabalho em nuvem como estratégia do seu negócio. Quer saber como colocar sua empresa no futuro, agora através do CSP. Entre em contato e fale com um de nossos especialistas aqui no blog, via Facebook, Skype pelo vendas@klop.com.br ou pelo fone (42) 3025 1013.