Essa semana no blog vamos falar sobre Office 365. Nada melhor que começar com o OneDrive, uma das soluções em nuvem da Microsoft que está inclusa em todas as modalidades para uso empresarial e doméstico do OFFICE 365.

O OneDrive conecta você a todos os arquivos no Office 365 para que você possa compartilhar e trabalhar em equipe, em praticamente qualquer lugar, protegendo o trabalho.

Sabemos que a nuvem se tornou um trunfo para muitas organizações, oferecendo mais flexibilidade e produtividade, e menos investimento inicial e despesas. Durante muitos anos, várias empresas dependeram do uso da nuvem por razões de segurança e outros interesses. No entanto, dados recentes mostram que o uso da nuvem tem aumentado. De acordo com a quinta pesquisa anual sobre o estado da nuvem da RightScale, o uso da nuvem híbrida subiu de 58% em 2015 para 71% em 2016. E não é só isso, 17% das empresas têm mais de mil máquinas virtuais na nuvem pública em comparação com 13% em 2015.

Para muitos, a frase “computação em nuvem” é sinônimo de “cloud storage” ou “armazenamento em nuvem”, e é compreensível que pensem assim. O relatório de uso da nuvem realizado pela Cloud Security Alliance determinou que o armazenamento em nuvem era a categoria de aplicativo em nuvem com o maior número de aplicativos. Essa categoria também foi considerada a mais arriscada. No entanto, a nuvem é muito mais do que o armazenamento em nuvem empresarial.

Veja outras seis formas como a nuvem pode ser usada pelas empresas:

  1. Espaço de trabalho móvel: a nuvem oferece a qualquer empresa as ferramentas necessárias para permitir que os funcionários trabalhem de qualquer lugar. Isso porque o email e os documentos importantes podem ser carregados e guardados na nuvem, permitindo que o trabalho possa realmente ser realizado na nuvem. O compartilhamento de arquivos é outro grande motivo pelo qual a nuvem fornece um espaço de trabalho móvel. Quando sua organização usa um ambiente de nuvem hospedado, ela tem um lugar para carregar arquivos grandes ou confidenciais que você prefere não enviar por email. Alguns provedores de armazenamento em nuvem também facilitam a edição de documentos como um grupo (mesmo simultaneamente) usando ferramentas conhecidas.
  2. Email: o que é verdadeiramente positivo no uso da nuvem para hospedar seu email é que você pode acessá-lo de qualquer lugar. Isso é especialmente importante se seus funcionários viajam ou trabalham em casa. Como o email é considerado um aplicativo essencial no atual mundo dos negócios, ele precisa ser confiável. Quando você usa a nuvem (em vez de hospedar seu próprio servidor do Exchange), as preocupações sobre o tempo de atividade do servidor e a capacidade do email deixam de existir.
  3. Backup de arquivos: é fundamental que as organizações mantenham cópias dos arquivos, especialmente porque nunca sabemos quais documentos, emails, entre outros, podem ser importantes. Os antigos sistemas de backup incluíam o uso de discos físicos ou fitas que tinham que ser enviados para uma instalação de armazenamento assim que ficavam cheios. O uso do armazenamento online em nuvem permite o backup confiável de arquivos, além de ser fácil e prático. Isso é especialmente útil quando você muda de escritório ou troca equipamentos e certamente ajuda a proteger informações contra desastres naturais ou provocados pelo homem, como uma inundação ou incêndio.
  4. Hospedagem de site e e-commerce: em nossa rápida sociedade atual, ninguém quer aguardar um site lento carregar por muito tempo. Quando você hospeda seu site e sua loja online na nuvem, o tempo de inatividade é significativamente reduzido e, muitas vezes, inexistente. Além disso, a nuvem é escalável, especialmente se você tem um provedor de armazenamento em nuvem corporativo confiável que gerencia seus serviços. Isso significa que você pode facilmente implantar recursos adicionais em horas em que um tráfego elevado é esperado, como durante feriados ou vendas importantes.
  5. Teste e desenvolvimento: se sua equipe de TI precisar de um ambiente de QA (ambiente de teste) para uma nova linha de produtos ou para um aplicativo, economize dinheiro e esforço usando a nuvem. Sua equipe pode testar o tempo de carregamento e executar simulações para observar como um aplicativo funcionaria em tempo real, mas sem realmente ser lançado para uso ou ter que manter um ambiente de QA separado.
  6. Aplicativos de negócios: a nuvem tem a capacidade de hospedar seus aplicativos de negócios favoritos, oferecendo aos funcionários a capacidade de trabalhar a qualquer hora e de qualquer lugar. Ao considerar fornecedores de armazenamento na nuvem, escolha um que possa hospedar uma infinidade de aplicativos de negócios, como gerenciamento de relacionamento com clientes, logística e planejamento, análises e muito mais.

Sua organização pode estar usando a nuvem, mas não estar aproveitando ao máximo a capacidade dela. Concentre-se em fazer com que seu investimento na nuvem valha a pena, e isso significa ir além do simples armazenamento em nuvem.

O OneDrive ajuda a proteger os arquivos. Você pode recuperar com facilidade os arquivos de exclusões acidentais ou ataques mal-intencionados, e os administradores podem gerenciar as políticas de segurança para ajudar a manter suas informações seguras.

Também compatível com windows 10